quarta-feira, 20 de julho de 2011

Absoluto

19 de Julho, Dia do Futebol. Muitos dos que me conhecem a tempo devem estar realmente intrigados com o fato da minha pessoa estar dedicando um post no blog especialmente a esse data. Sim, eu já fui dessas que odeiam futebol, até que um lindo dia, conversando com uma amiga descobri o quanto eu era incoerente. Eu odiava futebol e nunca tinha um time mas sempre enlouquecia durante as copas do mundo e como boa nacionalista que sou não poderia continuar "odiando" algo tão brasileiro. Odeio incoerência mais do que achava que odiava futebol. Só ai passei a perceber que o que eu realmente tinha raiva era das brigas de torcidas, no vandalismo e nas zoações desnecessárias e o futebol não se trata só disso. Sem contar o fato da grande vergonha que eu passava sempre que me perguntavam a que time eu torcia. Acreditem, responder: nenhum, ou pra seleção brasileira te torna um completo imbecil, sem mais. Em 2009, durante um longo debate em um fórum do orkut, um desconhecido me adicionou. Eu nunca repeli amizades, de nenhuma forma e sim, eu li todas as dicas de segurança em conversar com estranhos na internet. Logo que a conversa começou, descobri que era gaúcho e em seguida vieram milhares de bajulações ao seu time do coração. Quando me perguntou a que time eu torcia, respondi nenhum com um nó na garganta (ou nos dedos, como preferir) e a resposta foi o que mais me surpreendeu: você precisa de um time pra torcer, pra descobrir a maravilha que é quando ele ganha, e como é difícil resistir quando ele perde, sensações que todos temos que ter na vida, e são únicas. Eu ti muito durante toda a conversa que não passou muito disso. Eu não sei explicar bem o que foi, mas algo no que ele disse ou uma vírgula na sua conversa me fez mudar meu pensamento. Passei a pesquisar sobre o time do qual ele tinha falado tão orgulhoso e do nada comecei a me orgulhar também. Um time que nasceu do povo, sem grandes patrocínios ou influências, que já havia conquistado todos as taças de todos os torneios inclusive o mundial fifa com a mesma humildade em que nasceu, que possui torcidas enormes e que mesmo assim quase não se envolve em tumultos ou brigas, um time que mesmo com mais de cem anos de história nunca esteve na segunda divisão, que construiu seu estágio com doações de torcedores e a fibra que só um gigante poderia ter. Alguns meses depois, esse amigo (juro que não me lembro o nome) voltou a falar comigo, com o mesmo tom de orgulho nas palavras. Dessa vez ele apenas me pediu para que torcesse para o time dele porque ele estava muito próximo de ganhar um campeonato muito importante. Sem entender direito, passei a torcer. Então vieram as semi-finais, e eu torcendo, e finalmente a final. Sim, Sport Clube Internacional, o campeão de tudo era então Bi-Campeão da América. Presenciar isso foi inexplicável, e a partir daquele dia, toda a nação colorada sorriu para mim e eu finalmente senti que fazia parte da turma do Saci. Eu sempre tive um carinho especial com o Rio Grande do Sul e esse carinho finalmente tinha tomado uma forma. Desde então, não me tornei uma fanática mas hoje tenho um time. Um time que não precisa de grandes detalhes para ser grande, é gigante apenas com a força que tem. Aprendi o hino, e em breve terei uma camisa. Não é daquelas paixões doentias, é apenas um amor suave. Agora eu tenho um time, e mesmo com as derrotas eu estarei do lado dele, porque isso é algo pelo qual vale a pena todos passarmos.

Segue tua senda de vitórias, Colorado das glórias, orgulho do Brasil s2