sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UEMG - Meu reality show

"Sabe? Cada coisa tem sua magia! Antes ouvia ou outros falarem que na universidade você vive a melhor fase da sua vida (e eu acreditava por ver o brilho no olhar dessas pessoas). Hoje posso eu mesmo dizer: “Sim, na universidade você vive a melhor fase da sua vida [apesar de eu ainda não estar morto].” São tantas emoções sentidas que explicar com veracidade se torna algo extremamente difícil. Só vivendo isso pra saber. 
Diria que é um Big Brother, sem produção, patrocinadores e nem apresentadores. Primeiramente que entrar não é fácil. Você passa por uma difícil seleção: o vestibular. Quando fica sabendo que foi aprovado então, ihh é a melhor notícia que já recebeu. Daí em diante você será “obrigado” a conviver com pessoas, em sua maioria, desconhecidas e com elas deverá ficar “confinado” durante meses a fio. Haverá negros, brancos, índios, orientais, caipiras, metropolitanos, emos, vida loka, gente de diferentes berços, classes econômicas, culturais e crenças. 
No começo tudo é festa, é eufórico, é unido, não há problemas. Mas as diferenças de personalidades falarão mais alto e aos poucos você vai se identificando com algumas pessoas, algum grupo e simultaneamente se afastando dos outros. Não que a magia tenha acabado, é uma questão de ‘escolher os personagens do conto de fadas’ que você quer ter mais próximo. Mas o BBB não é só isso! Há também as provas. De todos os tipos: de resistência (resistir à saudade da família; ao desejo de jogar tudo pro alto quando a fivela aperta; à vontade de matar teu professor de Teoria das Organizações [risos]); provas de estratégia e criatividade (não basta ser bom, tem que ser inovador e prático); provas de força (força de vontade pra dar conta de todos os trabalhos) e muitas, mas muitas provas de amizade. 
Ainda tem as festas! Temáticas, não-temáticas; com fins lucrativos, ou simplesmente a fim de se divertir; com pegação, com gente BÊBADA, muita gente BÊBADA e gente MUUUUUITO BÊBADA, com aminésia, com pinga, com jurupinga, com cerveja vodka vinho etanol (MEU DEEEEUS, UM VIVA AO PROCESSO AO PROCESSO SUCROALCOLEEEIRO!!!!!) hehe. Conselhos também são úteis. É importante saber ouvir os “Pedros Biais” que aparecerem na frente de seus acentos. Por fim, mas não menos importante, as amizades. Daquelas de só dizer oi e daquelas de abraçar, sorrir, cantar, beber, chorar e se ajudar. Amizades que você faria tudo para tê-las por perto depois da formatura, ou se possível até que a morte vos separe. E o maior prêmio é um sorriso, um abraço, um... te amo. Pois, são momentos que nem um milhão de reais ou de euros compram. De ruim? Só a saudade e a solidão das férias!
Um grande abraço a todos que fazem parte desses momentos e, mais amplamente, dessa etapa maravilhosa da minha vida. Sem mais, fica o soar do grito de guerra: UEEEEEEEMG. UEMG minha vida, UEMG minha história, UEMG meu amor. Eu te amo UEMG."

Lucas Gois