terça-feira, 13 de setembro de 2011

O ateísmo nada tem a me oferecer

O ateísmo nada tem a me oferecer.
Ele não me traz conforto ou certeza,
Nele não há nenhum ensinamento ou dever,
Nele não há ilusões de grandeza.
Jamais me disse como devo pensar,
Jamais me trouxe saber ou inspiração,
Ele não me obriga a crer sem duvidar,
Não me ameaça com a eterna punição.
Não torna minha vida mais contente,
É indiferente quando imploro,
Não promete a cura quando estou doente,
E não me traz alento quando eu choro.
Nele não encontro nenhum concelho,
Nenhuma resposta,
Nenhuma indagação,
Ele não me pede para cair de joelhos,
Ou passar a vida pedindo perdão.
Ele não me oferece a tola felicidade de me achar um escolhido entre tanta gente
Ele não me induz a cometer maldades para a glória de um Deus ausente
O ateísmo não me ensina a odiar ou discriminar os diferentes de mim
Não proíbe os iguais de amar
Não me diz o que é bom ou ruim
Não me diz que a vida vale a pena
O ateísmo nada me oferece, é verdade
Mas como a realidade me basta e só quero viver o que sou
Então o ateísmo me oferece tudo
Tudo que um dia a religião me roubou. 
Ricard Coughlan