quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Faltou o sentido

Eu admirava os vloggers desde antes de serem febres. Vi PC Siqueira se lamentando de não poder assistir filmes em 3D por ser estrábico e também vi ele entrar no palco do VMB para participar de uma das maiores premiações da música teen. Assisti o primeiro vídeo do Felipe Neto, com sua câmera de mão, de poucos adereços, vi ele mudar seu cenário e ir parar num debate com o Lobão. Claro que me distanciei no auge da febre, quando percebi que PC Siqueira agora não vendia apenas as camisetas com suas frases e seus desenhos mas sim toda a sua imagem. Também o vi suplicar para que algum pet shop ou canil lhe doasse uma bulldog francesa para suprir sua carência, e daí nasceu a Lola. Presenciei Felipe Neto decretar o quão fracassado era, por ser ator e nunca ter conseguido alavancar a carreira, e que ainda mora com a avó. Mas, infelizmente também tive a infelicidade de assistir ao seu último vídeo do canal Não Faz Sentido. Felipe Neto com todo o charme de seu personagem que destila veneno sobre um tema específico por vez, resolveu, não se sabe por qual motivo, falar das propagandas. Logo no começo do vídeo, eis que surge uma súplica para que os publicitários que assistirem não se revoltem, com base na seguinte frase: "Lembrem-se mais vale um pássaro na mão, que tanto bate até que fura" (?) eu acho melhor pular esta introdução porque prefiro acreditar que trocaram o roteiro por algum daqueles quadros de comédia da mtv. Confesso que já admirei os trabalhos destes dois jovens, que, com toda a cara e coragem do mundo, filmaram uma reclamação pessoal e soltaram-a na internet, sem medir as consequências de nada disso. Admirava também, e principalmente pela argumentação. Felipe Neto sempre usou de metáforas, ironia e muito desprezo ao falar sobre determinado assunto. Sempre com argumentos cabíveis, explicáveis e racionais. E então, como se é de esperar, que nada na vida é perfeito, não por muito tempo, eis que em 18/11/2011, nosso queridinho astro que nunca conseguiu vaga na malhação resolve inflar seus pulmões para gritar a inutilidade da propaganda. Inutilidade esta, que ele vive por fazer, até mesmo quando posta em seu bem seguido twitter que está indo a um certo bar, ou cafeteria. Como o próprio nome do canal diz, não faz sentido algum falar aos quatro ventos sobre o que te sustenta. Os vloggers lucram de acordo com os acessos em seus vídeos, e não só os acessos mas sim a quantidade de cliques que as pessoas que assistiram o vídeo clicam nos pop-up que pulam e piscam nos cantos do monitor. Quanto mais acessos o vídeo tiver, mais anunciantes vão querer seus rostinhos bem ao lado. O que não deixa de ser propaganda é o suplício do mesmo, ao fim de cada vídeo, desde o primeiro. Quem nunca viu Felipe implorando para os telespectadores favoritarem e se inscreverem no canal, sinceramente nunca assistiram um vídeo por completo. Argumenta sobre os comerciais de cerveja, deixando claro que não está falando de cerveja e sim de Skol. "Porque os publicitários acham que quem toma cerveja tem idade mental de cinco anos? Ninguém quer MORRER por beber cerveja". E não há de ver que justamente o príncepesinho que tanto falava da ignorância alheia, escreveu em sua testa o quão ignorante é. Mal pesquisou ele sobre os conceitos e teorias publicitárias. Mal percebeu a alegoria dos três mosqueteiros tentando salvar o cooler de cerveja que não é nada mais que a donzela indefesa que só se mete em encrenca. Se quer pensou que a musiquinha dos pôneis malditos por mais infernais e empregnantes que fossem aumentaram em 85% as vendas da Nissan. E apesar de citar durante o vídeo, duvido que ele tenha raciocinado sobre o nome que o Brasil carrega na publicidade e marketing. Temos Washington Olivetto! Somos o país com mais premiações internacionais no mundo. O cooler não foi pro mar apenas para que os amigos entrassem e fosse parcialmente comidos por tubarões correndo o risco (enquanto realidade) de serem mortos em segundos mas, sim porque a cerveja é algo importante, e os tubarões não estão arrancando sangue de ninguém, estão apenas preenchendo o espaço cômico da história. Pôneis malditos não foram feitos exclusivamente e apenas para grudar na cabeça de todos e encher nossa paciência mas, sim, para comparar o termo de potência cavalos, enquanto melhor com os pôneis, que são inferiores, dos concorrentes. 

Faz sentido agora?