quinta-feira, 7 de março de 2013

Só de ouvir a sua voz eu já me sinto bem

Deveras que a perca de hoje fosse apenas no mundo da música. Hoje perdeu-se um dos ícones mais expressivos da nossa geração. Poeta, crítico, músico. Sua falta será sentida pelo mundo afora, por toda a extensão onde esse céu azul brilhar. Eu ainda não estou acreditando, ou pelo menos gostaria de poder não acreditar. Logo eu, que vivia falando o quanto eu precisava ir a um show deles, hoje acordo e descubro que isso não será possível, nunca mais. Talvez seja porque eu, na verdade, nunca havia perdido um ídolo. Eu amava os Mamonas na época do acidente mas era nova demais para entender o que era a morte. Fui crescendo e aprendendo a ouvir a boa música e felizmente grande parte dos meus então ídolos já haviam me deixado. Mas agora, tudo é diferente. Passei o dia todo tentando evitar que as tristezas repentinas, que apareciam todo o tempo junto com a lembrança da notícia, acabassem com o meu dia. Difícil não perder um dia para aquele que te deu uma adolescência. Nunca fui do grupo descolado que assistia malhação, mas eu tinha o CD, e só Deus sabe o quanto eu curtia. Também nunca fui de ter preferidos. Ainda hoje me pediram para citar 3 filmes e olha, deu trabalho. Não tenho uma banda predileta. Gosto de ouvir tanta coisa que acaba sendo injusto ter que escolher um que significasse por todos. Mas, sem dúvidas, CBJR, estava entre os mais duradouros. É uma das poucas bandas que eu fiz questão de ter a discografia inteira, sem tirar nem pôr. É a banda que eu sempre coloco pra tocar quando a galera se reúne, eram as músicas que poderiam ser ouvidas todos os dias, seja qual fosse a situação. Chorão tinha esse dom absurdo de curar com as palavras, com o som. Som tão pouco valorizado enquanto era compreensível. Você merecia muito mais do que toda essa geração que chorou hoje por você. "Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo". Olha, não sei o quanto você amava seus fãs ou se sequer fazia questões deles, porque na real isso não importa, mas, uma coisa eu sei, você fez tudo de melhor que poderia ter feito para nós. Você nos deu ótimas canções, cheias de críticas, soluções e amor. Nos ensinou como é a política e a vida na real. Eu ainda não visitei Santos, mas tenho a cidade em minha mente perfeita em teus versos. Sei que algum dia, meus filhos vão ouvir essas músicas e eu vou lhes dizer o quanto esse cara era foda. Eu não ouvia todo santo dia. Mas ouvia muito, e vou continuar ouvindo. Cada uma das músicas traz a vida uma cor diferente, um tom de alegria, apesar de todos os pesares. Impossível não sentar numa roda com um violão e não cantar "Só os loucos sabem". Impossível falar do cenário musical brasileiro sem reconhecer a importância que essa banda teve. Duvido que exista alguma pessoa que não conheça, mesmo que sem saber, pelo menos um refrão de uma música deles. Era isso que os faziam tão incríveis enquanto eram: a magnitude que alcançavam, tanto em tempo de carreira, quanto em sucesso. Em cada momento da minha vida, sempre houve pelo uma canção que acompanhasse. Talvez a morte não pense muito bem na importância das pessoas, ou o quanto elas farão falta porque olha, hoje o Brasil acordou de luto.
"qualquer dúvida: espere até ouvir falar de nós"
Alexandre Magno Abrão, descace em paz.